quinta-feira, junho 12, 2014

PANORAMA DE MARKETING: COPA DO MUNDO

CONTEÚDO REPRODUZIDO SOMENTE PARA FINS ACADEMICOS -



- Cerimônia de Abertura – o programa estava espalhado nas áreas que levavam aos assentos. Estava escrito que o show duraria 25 minutos e estava dividido em cinco momentos, todos descritos no folheto. A festa começou pontualmente, às 15h15. Na mídia social, uma queixa comum era que as escolas de samba fazem apresentações mais empolgantes e bonitas.

No terceiro ato do espetáculo, estava informado que o ponto alto seria a participação do “exoesqueleto” do projeto Andar de Novo (Walk Again), do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis.
O paraplégico Juliano Pinto conseguiria, por meio do equipamento que é acionado pelo cérebro, dar o pontapé inicial da Copa. Nicolelis, em entrevista à TV Globo, disse que a Fifa havia reservado 27 segundos para a exibição. O ato foi realizado em 16 segundos. E a TV o mostrou por cerca de dois segundos. Para quem estava no estádio, dependendo do lugar onde tinha assento, esse movimento, importantíssimo para a medicina, não foi visto. Uma falha da cerimônia, comandada pela Team Spirit – contratada pelo Comitê Organizador Local da Fifa -, foi não ter pensado em dar uma visibilidade maior ao feito. Nicolelis, professor da Duke University, autor de pesquisas que recebem destaque das grandes revistas científicas, amante do futebol e torcedor fervoroso do Palmeiras, fez contagem regressiva na mídia social para anunciar o pontapé dado pelo “Walk Again” em plena abertura da Copa. Deve ter ficado com a sensação de que merecia mais. E merecia.
- Marcas – A Adidas se saiu bem na cerimônia de abertura. A bola gigante, de LED, que funcionava como peça central da festa se transformou em diversos momentos na Brazuca. Isso foi percebido pelo público. Por outro lado, no intervalo do jogo, funcionários da organização saíram pelas arquibancadas procurando quem havia ficado com uma das bolas chutadas pelos atletas durante a partida. Os comentários feitos pelos torcedores é que a bola bem podia ficar com o sortudo que a agarrou. Mas os funcionários fizeram cerco até encontrar a Brazuca. Poucos perceberam isso, porém quem viu não curtiu. A Visa ganhou pontos porque o sistema de pagamento – único aceito na área interna do estádio, além de dinheiro vivo – aparentemente não falhou. O ponto negativo foi ter acabado todo o estoque de lanches por volta das 14h30, quase uma hora antes da cerimônia de abertura e quase duas horas antes do apito inicial. Faltar comida num evento desses é inaceitável. Isso aconteceu no setor H. No entorno do estádio, dentro do perímetro cercado para quem tinha ingresso, era possível encontrar opções, mas isso demandava mais deslocamentos do torcedor. Aliás, a Garoto vendia sorvetes em carinhos espalhados pelo local. A marca se deu bem. Por sua vez, a escolha do craque do jogo (Man of the Match), patrocinada pela Budweiser, quase não foi notada pela torcida. O anúncio foi feito quando muitas pessoas já se deslocavam para a saída. E o áudio do estádio mal deu destaque ao ganhador (Neymar), que também pode ser votado pelo Twitter. A Bud e a Coca-Cola conquistaram pontos por distribuírem copos de plásticos tematizados. Praticamente não havia produtos, brindes ou peças para os torcedores. Como o sol estava forte, um sampling com protetor solar, por exemplo, teria sido bastante útil.
- Conexão – a telefonia é uma das grandes queixas em eventos de grande porte. É assim nos festivais de música. Não foi diferente na abertura da Copa. Uma simples chamada era um tormento. Subir fotos nas redes sociais, um desafio. O que mais se ouvia pelos corredores do setor H era: “acabou a comida” e “a internet não funciona”.

- Mascote – Fuleco não deu as caras. Não seria um bom momento para ele?

Nike SB lança camisa alternativa da seleção
Linha de skatewear da patrocinadora do Brasil fará sessão especial com seus atletas no dia da abertura da Copa do Mundo.




PALAVRAS-CHAVE, TAGS, KEY-WORDS: cerimonia de Abertura da Copa, Walk Again, Projeto Andar de Novo, Marcas, Nike, Conexão, Fuleco

FONTE: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2014/06/12/Copa--quem-se-deu-bem--quem-nao-apareceu.html
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2014/06/11/Nike-SB-lanca-camisa-alternativa-da-selecao.html
http://mashable.com/2014/06/14/england-italy-world-cup-manaus/?utm_cid=mash-com-G+-main-link

https://www.youtube.com/watch?v=kLcKbn-DShM
http://mashable.com/2014/06/12/world-cup-manaus/
http://mashable.com/2014/06/12/world-cup-day-1-what-just-happened/